10

MAI

21h30

O PIOR HOMEM DE LONDRES

Rodrigo Areias
130 min

Nascido no Porto a 10 de Março de 1840, filho de pai inglês e mãe portuguesa, Charles Augustus Howell foi um vigarista e negociante de arte conhecido por falsificar obras de arte e por chantagear um grande número de pessoas, incluindo o poeta, ilustrador e pintor inglês Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita, de quem Howell foi agente.

Polémico e sedutor, Howell morreu em circunstâncias estranhas, com seu corpo a ser encontrado no dia 21 de Abril de 1890, em frente a um prostíbulo do bairro de Chelsea, com a garganta cortada e uma moeda na boca. Posteriormente, foram descobertas, em sua casa, cartas comprometedoras de várias pessoas importantes, levantando suspeitas sobre o seu assassinato, que nunca chegou a ser resolvido.

Foi a sua reputação de chantagista que serviu de inspiração a Sherlock Holmes, a conhecida personagem de Arthur Conan Doyle (1859-1930), no seu conto “A Aventura de Charles Augustus Milverton”, onde o referiu como “o pior homem de Londres”.

E foi esse o título escolhido pelo realizador Rodrigo Areias para esta história situada numa Inglaterra do século XIX, que tem Albano Jerónimo como protagonista e Victória Guerra, Edgar Morais, Edward Ashley, Carmen Chaplin, Christian Vadim e Jean-François Balmer como actores secundários.

Em competição no Festival de Roterdão, “O Pior Homem de Londres” é uma co-produção entre a Leopardo Filmes, a Alfama Films, a APM Produções e a Viva Devagar. PÚBLICO

com Albano Jerónimo, Edward Ashley, Victoria Guerra

POR | 2023 | M/12 | Drama