03

MAI

21h30

OS ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES

KILLERS OF THE FLOWER MOON

Martin Scorsese
206 min

Com argumento de Eric Roth e realização do veterano Martin Scorsese, este “western” tem por base a obra escrita pelo jornalista norte-americano David Grann — também autor de “A Cidade Perdida de Z”, “Crimes Sombrios”, “O Cavalheiro com Arma”, e “Prova de Fogo”, todos adaptados ao cinema — que, por sua vez, se inspira num evento real ocorrido nos EUA durante a década de 1920.

Enriquecidos pela descoberta de petróleo nas suas terras (situadas no Oklahoma), os indígenas osage atraem a atenção sobre si e tornam-se as vítimas perfeitas da ganância dos “homens brancos”, dispostos a usar de todos os esquemas para lucrar às suas custas.

Quando uma série de osages são encontrados mortos, o caso é entregue ao BOI (sigla inglesa para “Bureau of Investigation”, a agência mais tarde conhecida por FBI), que envia uma equipa para investigar os crimes. É neste contexto que se desenrola uma improvável história de amor entre o veterano Ernest Burkhart e Mollie Kyle, uma jovem nativa.

Estreado fora de concurso na 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, este drama com três horas e meia de duração conta com as actuações de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro (o primeiro na sua sétima colaboração com Scorsese, o segundo já na 11.ª), que contracenam com Lily Gladstone, Brendan Fraser, John Lithgow, Jesse Plemons, Cara Jade Myers, JaNae Collins, Jillian Dion, William Belleau e Tantoo Cardinal, entre outros. PÚBLICO

com Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons

EUA | 2023 | M/14 | Drama